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Comunicação Estratégica para o Turismo


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Carga horária: 7h
Público-alvo: Servidores públicos que atuam nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente e entidades da sociedade civil e iniciativa privada que integram a cadeia produtiva do turismo, em especial aqueles da região abrangida pela AMVAPA. Assessores de imprensa e de comunicação de prefeituras (Gabinetes), câmaras municipais, secretarias municipais - de turismo, comunicação e áreas correlatas - superintendências, gerências e diretorias de órgãos públicos municipais, consórcios municipais, entidades do trade turístico, conventions bureau entre outros

Objetivos:

  1. Orientar colaboradores de Prefeituras, estâncias turísticas e Entidades com vocação turística no desenvolvimento de uma gestão de comunicação conforme suas realidades/recursos;
  2. Abordar técnicas de jornalismo, publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas e mídias sociais que auxiliem na construção de uma visão integrada das ações de comunicação para o turismo e estratégias assertivas;
  3. Compartilhar cases do segmento turístico que auxiliem um novo direcionamento para o trabalho de departamentos de comunicação e assessorias de imprensa nas respectivas Prefeituras e Entidades com vocação turística;
  4. Fomentar o fortalecimento da Câmara Técnica de Turismo da AMVAPA;

Orientação e Justificativa:

O turismo já tem lugar especial nas atividades de planejamento, no investimento e na estrutura organizacional das Prefeituras consorciadas à AMVAPA – Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema. Todos os governos locais da região já entendem que a atividade turística representa área estratégica para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios. O recente advento da Câmara Técnica de Turismo da AMVAPA marca, inclusive, um dos avanços institucionais mais importantes para as políticas públicas desta área na região. É nessa instância cooperativa que os municípios vêm tentando construir pautas conjuntas de atuação que fortaleçam verdadeiramente a atividade turística no Alto Vale do Paranapanema.

 

Parte importante dessa agenda regional do turismo está diretamente relacionada à comunicação. Desenvolver estratégias voltadas à imagem e reputação de Prefeituras, instituições turísticas e atrativos (públicos ou privados) é uma obrigação individual de cada governo municipal, mas também uma pauta que pode ser trabalhada em nível regional na Câmara Técnica da AMVAPA. Cientes da importância estratégica do turismo para a região, Oficina Municipal, Fundação Konrad Adenauer Brasil e AMVAPA se unem novamente para ofertar mais uma atividade de capacitação técnica e formação para os gestores das Prefeituras da região. A atividade é a primeira de 2018, pensada especialmente para colaborar com o fortalecimento da Câmara Técnica de Turismo.

 

A série anual de Seminários Regionais de Fortalecimento de Consórcios Intermunicipais tem como principal objetivo o incentivo a políticos e gestores públicos municipais brasileiros para que eles ajudem a conduzir os processos de descentralização e regionalização previstos na Constituição Federal brasileira. A atividade é parte do calendário anual subsidiado pela Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stitftung - KAS), fundação política alemã de orientação democrata-cristã.

Metodologia:

Aula expositiva dialogada

Temas:

Esta atividade aborda os seguintes temas: políticas públicas de turismo; estratégias de comunicação para desenvolvimento do turismo local; cooperação intermunicipal 

parceria

Fundação Konrad Adenauer Brasil e AMVAPA - Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema


programa completo

Welcome Coffee

Abertura

Comunicação Estratégica para o Turismo

Planejamento Estratégico em Comunicação; Assessoria de Imprensa no Turismo; Media Training; Viagens de experiência; Social Media; Publicidade & Propaganda.

Comunicação Turística: desafios e tendências contemporâneas

Como o turista se informa; Como o turista é influenciado; Processos de tomada de decisão do turista; Fontes de informação e novos canais disponíveis; Processo de procura, seleção, decisão, reserva e recomendação de destino; Meios de transporte e alojamento e a influência no processo de decisão; Tecnologia da informação e comunicação turística; Captação e fidelização de turistas; Novos comportamentos do consumidor de turismo; Novas práticas e cases em comunicação turística. Comunicação online e comunicação off-line.

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Marcos J. T. Oliveira

Profissional de marketing, jornalista e produtor cultural formado pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidad Santo Tomás (Colômbia). Carreira consolidada nas áreas de turismo, eventos, cultura e comunicação onde gerenciou o departamento de eventos da Universidade Católica de Petrópolis, a Assessoria de Imprensa Museu Imperial. Nos últimos sete anos especializou-se com comunicação e assessoria de imprensa no turismo com passagem pelas assessorias de imprensa especializadas: Scritta, Allure Comunicação, CDI Comunicação e B4TCom. Prestou serviços de assessoria para o governo de El Salvador e Costa Rica. Como consultor do Sebrae ministrou módulos de Assessoria de Imprensa nos estados de Mato Grosso e Paraíba. Autor do projeto Redescobrindo e, atualmente, é assessor de imprensa de Curaçao no Brasil, junto à Spring Comunicação

Mariana Aldrigui

Dra. Mariana Aldrigui é professora e pesquisadora na área de políticas e desenvolvimento do turismo. 22 anos de experiência na área, atuando em empresas turísticas (agências, operadoras e redes hoteleiras) e universidades públicas e privadas no Brasil. Docente do curso de Lazer e Turismo na Universidade de São Paulo, coordenou a elaboração do Plano de Turismo Municipal de São Paulo 2015-2018, além de dirigir, no Brasil, a Global Travel and Tourism Partnership (GTTP), uma aliança global para a educação em turismo. 


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