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Assessoria de Imprensa e Comunicação para Prefeituras, Órgãos Públicos, Mandatos e Campanhas Eleitorais


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Área: Educação e Outras Políticas Públicas
Carga horária: 14h
Público-alvo: Assessores de Imprensa e Assessores de Comunicação de Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Vereadores, Senadores e Governos Estaduais. Assessores e Funcionários de Assessorias de Imprensa e Comunicação de Secretarias Municipais, Superintendências, Gerências e Diretorias de Órgãos Públicos Municipais. Profissionais de comunicação social, jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas interessados em entender as peculiaridades do trabalho de assessoria no âmbito da administração pública. Assessores de imprensa e comunicação de órgãos de controle (Tribunais de Contas, Ministério Público, Tribunais do Trabalho, Tribunais Eleitorais etc.). Estudantes de graduação e pós-graduação em administração pública, comunicação social e áreas correlatas. Profissionais de comunicação que trabalharão em campanhas eleitorais durante o ano de 2016.

Objetivos:

a)     Apresentar ferramentas e métodos de trabalho para assessores de imprensa e assessores de comunicação de órgãos públicos, mandatos legislativos e campanhas eleitorais.

b)    Compartilhar cases que ajudem a sugerir um novo direcionamento para o trabalho de departamentos de comunicação e assessorias de imprensa na adminsitração pública;

c)     Contextualizar a importância das assessorias de comunicação e imprensa dentro da estrutura organizacional em órgãos da administração pública, mandatos legislativos e campanhas eleitorais;

d)    Abordar técnicas de jornalismo, assessoria de imprensa, relações públicas e mídias sociais que auxiliem na construção de uma visão integrada das ações de comunicação.

 

RESULTADOS ESPERADOS: O participante desta oficina, ao final das atividades, estará a par de conceitos e metodologias que o auxiliarão a conduzir o assessoramento e a comunicação de órgão públicos, entenderá a importância do papel dos meios de comunicação para a Administração Pública as diferentes técnicas envolvidas para aproximar o poder público e os cidadãos.

Orientação e Justificativa:

Muitos dos problemas e desafios enfrentados por governos, agentes políticos e órgãos públicos passam pela área de comunicação e pelo relacionamento com a imprensa. “Falta de comunicação” é reclamação recorrente em qualquer organização e a frequência de apontamento deste problema aumentada quando consideramos o contexto da gestão pública no Brasil.

 

Cuidar da comunicação é função estratégica e o número de peculiaridades desta área cresce ainda mais quando aplicada à gestão pública. Em governos municipais, mandatos legislativos e órgãos públicos em geral, a necessidade de transparência e comunicação rápida e clara com o seu público alvo aumenta ainda mais, já que majoritariamente o público alvo destas instituições é muito mais abrangente e maior do que aqueles de organizações da iniciativa privada e do terceiro setor.

 

Soma-se a tudo isto o fato de que passamos por uma era de evolução tecnológica extremamente rápida, com inovações que afetam diretamente os processos de comunicação interpessoal e, consequentemente, também a comunicação entre órgãos governamentais, cidadãos e imprensa. Este também é um dos motivos que fizeram aumentar exponencialmente o número de atribuições das assessorias de imprensa, antes voltadas quase que exclusivamente ao relacionamento com a mídia.

 

Prefeituras, Câmaras Municipais, Secretarias, Gabinetes de Vereadores, Partidos Políticos... Nenhum órgão ou pessoa pública pode se dar ao luxo de prescindir de uma assessoria de imprensa e comunicação nos tempos atuais. E esta equipe precisa passar por processos de formação frequentemente, em busca de atualização em um mercado de trabalho que é muito mais dinâmico do que diversas áreas da gestão pública. 

Metodologia:

Aulas expositivas e dialogadas, com apresentação de cases.

Temas:

Assessoria de Imprensa e Comunicação em órgãos públicos e mandatos: peculiaridades e desafios; assessoria de imprensa; planejamento estratégico em comunicação; mapeamento de públicos e mídias; relacionamento com a imprensa; relacionamento com o assessorado; assessoria no executivo; assessoria no legislativo; assessoria em campanhas eleitorais


programa completo

Assessoria de Imprensa e Comunicação na Administração Pública: introdução

Peculiaridades e desafios da Assessoria de Imprensa e Comunicação na administração pública; Ações básicas na assessoria do Executivo; Ações básicas na assessoria do Legislativo;

Planejamento Estratégico em Comunicação

Introdução ao planejamento estratégico em comunicação; problemática da definição de objetivos; banco de dados; mapeamento de públicos; mapeamento de mídias;

Relacionamento com a imprensa

O release; o atendimento à imprensa; visitas; entrevistas; direito de resposta; discurso preventivo; outros “produtos” de uma assessoria de imprensa.

O relacionamento com o(s) assessorado(s)

Media training; construção e monitoramento do discurso do assessorado; discurso e imagem pública; Identificação e preparação da fonte correta; preparação para falar em público;

Assessoria de Imprensa no Legislativo

Ação ativa x Ação passiva; “Produtos” da assessoria no legislativo; O que pode e o que não pode?; Imagem pública do assessorado no Legislativo; Diferenciais

Assessoria de Imprensa em Campanhas Eleitorais

O papel do assessor em uma campanha

Redes Sociais e Mídias Alternativas

Usos possíveis das novas mídias e tecnologias e sua influência (positiva e negativa) no trabalho de uma assessoria de imprensa e comunicação

Prevenção & Gerenciamento de Crise

Relacionamento assessorado e assessoria na prevenção e gerenciamento de crises; postura do assessor diante da crise; O “domínio” da informação; mapeamento de potenciais crises; Cases de gerenciamento de crise.

Integrando outras ferramentas do “Mundo” da comunicação

Jornalismo x Relações Públicas; Equipe de vídeo; equipe de fotografia; equipe de design e comunicação visual;

Exercício em Grupo

Atividade de análise de cases

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Cíntia Maria Eduardo Cury

Jornalista especializada em Assessoria de Imprensa para Órgãos Públicos. Diretora da Exterior Editora/MarcoIten.Com atua em trabalhos de Assessoria de Imprensa; treina equipes de Comunicação e elabora o Planejamento Estratégico de Comunicação para Órgãos Públicos e Mandatos; atua na formação da imagem pública de políticos e pessoas públicas; e coordena conteúdo (impresso e on-line) para campanhas eleitorais. Atuou na Assessoria de Imprensa/Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, durante os governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin, Cláudio Lembo e José Serra. É autora do livro Assessoria de Imprensa para Prefeituras, Órgãos Públicos e Mandatos (Executivo e Legislativo), publicado pela Exterior Editora.


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